Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

#Pracegover: sabia que o IOSG faz parte desse movimento de inclusão?

Se você é uma pessoa antenada nas redes sociais, principalmente no Facebook, já deve ter visto a campanha que usa esta hashtag “#PraCegoVer”! Mas você sabe do que se trata? Bom, nós do IOSG também aderimos a este movimento que tem como objetivo ajudar os deficientes visuais a se incluírem ainda mais no nosso mundo digital. E isso acontece por meio da descrição das imagens postadas. Ficou curioso pra saber mais dessa mobilização? A gente te conta!

QUEM E PORQUE COMEÇOU O #PRACEGOVER?

A ideia (brilhante) da campanha foi da baiana Patrícia Silva de Jesus, ou então, como ela é conhecida, Patrícia Braille. Sendo coordenadora de Educação Especial no estado da Bahia e especialista em acessibilidade para deficientes visuais, a Patrícia entende muito bem das dificuldades dessas pessoas para usar as redes sociais, já que o que “rege” esse mundo digital são, sem dúvidas, as imagens e fotografias. E daí surgiu a ideia do projeto. A hashtag #PraCegoVer serve para conscientizar e mobilizar as pessoas a inserirem descrição das imagens que elas postam em suas redes, e assim TODOS ficam sabendo da vida online!

MAS COMO ISSO FUNCIONA?

Existem vários programas de acessibilidade para deficientes visuais no computador e também nos smartphones que descrevem, através de áudios, o que está se passando no aparelho. Seja para usar um aplicativo, fazer ligação, ou escrever um texto, por exemplo. No entanto, com relação às redes sociais, nem sempre esses programas conseguem descrever uma fotografia ou imagem postada. Assim, com essa “legenda”, que funciona como uma audiodescrição, os cegos podem usar suas mídias sociais de maneira inclusiva, sabendo o que está acontecendo!
A idealizadora do projeto defende que no Brasil existem quase 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, e cerca de 585 mil são totalmente cegas. É muita gente para ficar de fora desse mundo digital que vivemos! Segundo a Patrícia, já que essas pessoas têm uma vida como a de qualquer outra pessoa, comendo, vestindo, trabalhando, assistindo TV, por que não usar o Facebook? Nós não devemos ignorar as pessoas deficientes, mas sim fazer o possível para incluí-las no nosso cotidiano.

E, POR ÚLTIMO, COMO EU FAÇO PRA PARTICIPAR?

Aqui vão dicas importantes para fazer a audiodescrição das suas imagens:

1º) Use a hashtag #PraCegoVer no início da frase;
2º) Anuncie o tipo da imagem: fotografia, ilustração, tirinha, cartum etc.;
3º) Comece descrevendo a imagem da esquerda para a direita, de cima para baixo, já que essa é a ordem natural de escrita e leitura ocidental;
4º) Informe as cores da imagem. Por exemplo: fotografia em tons de cinza, sépia ou preto e branco. Não precisa informar que a fotografia é “colorida”, já que você vai dizer as cores dos elementos da imagem, e aí a indicação é redundante.
5º) Descreva todos os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passe para outro ponto, criando uma sequência;
6º) Tente usar frases curtas e objetivas;
7º) O ideal é começar pelos elementos menos importantes, o que contextualiza a cena, e depois chegue no ponto chave da imagem.


Maravilhoso, não é? Faça parte você também dessa campanha! Vamos enxergar TODAS as possibilidades!
No sábado, dia 21 de setembro, foi o DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Não fique de fora, essa luta também é nossa. Lutar pela acessibilidade é para todos!

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *