Cada família é única e especial, mas não podemos negar que todas têm aquela pessoa que se mostra uma profunda conhecedora (ou não rsrs) dos métodos de cura e prevenção de doenças.
Pense bem… o que você já ouviu por aí sobre as maneiras de cuidar dos olhos? Já testou alguma crença popular e percebeu que não passa de boato? Já duvidou de alguma que, de fato, pode fazer sentido?
Chegou a hora de passarmos 5 histórias a limpo e conhecermos, de uma vez por todas, o que há por trás de cada uma. E aqui você pode confiar, viu? Quem está dizendo é o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
1 – Anel quente ajuda a curar terçol – MITO!
Esse hábito infelizmente é disseminado pelos pais e avós até hoje e costuma ser usado em crianças com terçol. Por outro lado, além de ineficaz, ele pode piorar a situação com queimaduras e contaminação por vírus e bactérias. Se você ou alguém da família está com terçol, a melhor alternativa é consultar um oftalmologista e buscar um tratamento seguro.
2 – Tomar vento enquanto “cruza” os olhos pode fazer com que eles fiquem cruzados para sempre – MITO!
O costume de forçar o cruzamento dos olhos não é recomendado, claro, mas isso não significa, de forma alguma, que eles ficarão travados e desalinhados a partir de então. Esse apontamento para direções anormais é conhecido como estrabismo, uma doença provocada por alterações na musculatura ocular – nunca pelo vento.
3 – Ler e mexer no celular com o carro em movimento dá descolamento da retina – MITO!
O descolamento de retina é um problema associado a muitos fatores, como traumas, complicações cirúrgicas, doenças oculares e diabetes, mas não possui qualquer relação com a leitura em movimento. É bom lembrar que se você costuma fazer isso, poderá sentir desconfortos como enjoo e tontura, nada ligado aos olhos.
4 – Ler um livro muito próximo dos olhos prejudica a visão – MITO!
Aproximar um texto dos olhos para enxergar melhor não vai causar problemas na sua visão. Pelo contrário, isso significa, muitas vezes, que pode já haver algo de errado com os seus olhos. Problemas como a hipermetropia e a presbiopia são conhecidos pela dificuldade de enxergar de perto, e ambos podem ser tratados de maneira descomplicada. Consulte um oftalmo.
5 – Cenoura faz bem para a vista e evita problemas nos olhos – MITO
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia reforça que a cenoura é um alimento muito importante para a nossa saúde, sendo rica em vitamina A e beneficiando todo o corpo. Entretanto, seu consumo isolado no dia a dia não vai necessariamente evitar uma doença ocular. A prevenção de doenças é, na verdade, um somatório de fatores.
CUIDE DOS SEUS OLHOS
Em meio a tantos mitos, vale a pena reforçar uma verdade incontestável: somente um oftalmologista pode te ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar os problemas de visão, dos mais simples aos mais sérios. Consulte um especialista pelo menos uma vez ao ano, faça um check-up e tire as dúvidas com segurança.
Aqui no IOSG, temos uma equipe altamente qualificada, equipamentos de ponta e uma estrutura completa para cuidar da sua visão com máximo conforto e qualidade. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.
–
IOSG – Há 43 anos trazendo mais detalhes em sua vida