• Av. Vasconcelos Costa, 962Martins - Uberlândia/MG
  • (34) 3214-3033Ligue para nós hoje!
  • Horário de FuncionamentoSeg - Sex: 8:00 - 18:00

Acidentes oculares mais comuns no trabalho e como evitá-los

O trabalho é um compromisso muito importante na vida dos brasileiros, sendo uma ferramenta fundamental para o sustento das famílias e para a realização de tantos outros objetivos pessoais.

E no dia a dia, para podermos cumprir com as atividades da maneira mais tranquila possível, precisamos estar, antes de tudo, saudáveis, seguros e protegidos. 

De olho nesse contexto, a campanha #AbrilVerde surgiu para reunir órgãos públicos e empresas privadas em torno da conscientização sobre os riscos de adoecimento, traumas e acidentes que ameaçam a integridade do trabalhador. Nós, do IOSG, também estamos aqui para contribuir com informação de qualidade.

QUAIS OS ACIDENTES OCULARES MAIS COMUNS?

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em um artigo publicado na Revista Veja Bem, a visão também pode ser afetada por acidentes de trabalho. Em geral, os principais registros compreendem queimaduras, contusões, perfurações do globo ocular, presença de corpo estranho, conjuntivite alérgica e até mesmo a moderna síndrome da visão do computador, típica de quem se expõe muito aos eletrônicos.

No mesmo artigo, o CBO traz um dado alarmante levantado pela Previdência Social: os olhos são a quinta área do corpo mais atingida pelos acidentes de trabalho, com aproximadamente 4% das lesões. Eles estão atrás apenas dos dedos, mãos, pés e joelhos.

DICAS PARA EVITAR E CONTROLAR ACIDENTES OCULARES

Nas atividades que envolvem algum risco de contato com poeira, fuligem, projeções de materiais ou qualquer outro agente do tipo, o uso dos óculos de proteção é fundamental!

E apesar de muita gente não ter conhecimento, existem diversos modelos disponíveis no mercado, cada um com a sua melhor recomendação. Quer alguns exemplos?

De acordo com o CBO, os óculos com proteção lateral total são indicados para impedir a entrada de radiação UV e blindar os olhos de possíveis partículas vindas de muitas direções. Já os modelos com perfuração, por exemplo, funcionam bem para os trabalhadores que atuam em locais quentes, uma vez que os furos permitem a ventilação e não deixam a lente embaçar.

Na mesma linha dos modelos, é bom se atentar à cor das lentes, pois elas também interferem na percepção de contraste, ofuscamento e conforto visual. As lentes cinzas ajudam com o excesso de luminosidade do sol e trabalhos de solda, enquanto as lentes amarelas melhoram a visão em condições de pouca luz. Enquanto a lente laranja melhora a visão de contraste, a azul e a rosa permitem que os olhos descansem da maneira correta.

Em meio à rotina, todos nós precisamos:

  • Consultar um oftalmologista anualmente para avaliar possíveis problemas de visão e corrigi-los a tempo;
  • Criar um ambiente de trabalho seguro;
  • Ter conhecimento de todos os riscos para a visão;
  • Usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados;
  • Ter recursos de primeiros socorros por perto;
  • Evitar tocar os olhos com as mãos sujas;
  • Lavar os olhos com água limpa em caso de queimaduras químicas;
  • Não tirar sozinho, em hipótese alguma, qualquer item que venha a perfurar os olhos;
  • Não tentar tirar sozinho qualquer corpo estranho que atinja os olhos;
  • Não coçar os olhos, por mais que tenha vontade;
  • Não se automedicar;
  • Diante de um acidente, buscar atendimento médico imediatamente.

Tem alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto do universo da oftalmologia? Aqui no IOSG, temos uma equipe altamente qualificada, equipamentos de ponta e uma estrutura completa para cuidar da sua visão com máximo conforto e qualidade. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.

IOSG – Há 43 anos trazendo mais detalhes em sua vida

Post comment