Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

A ciência desvenda tudo sobre LENTES DE CONTATO

As lentes de contato, sem dúvidas, são uma das melhores invenções para a correção da visão. A liberdade e praticidade que se tem ao usá-las, para muitos, é inegociável. No entanto, apesar de todos os prós, não podemos esquecer que a condição principal para se usar lentes de contato é a higienização correta. Por isso, cuidar adequadamente dessas belezinhas é fundamental para manter os olhos saudáveis e prevenir infecções oculares.

Estudos levantados pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos, do inglês, “CDC”, demonstrou que a maioria dos usuários de lentes de contato não pratica a higiene correta, e isso levou, desde 2006 no país, ao surgimento de, pelo menos, 3 grandes surtos de ceratite, infecções na córnea, pelos microrganismos Acanthamoeba e Fusarium, que levaram à cegueira, em muitos casos.

Assim, apesar da praticidade no dia a dia, para se usar lentes de contato é preciso de cuidado e responsabilidade. E para te ajudar nisso, aqui vai uma lista de hábitos que você tem que ter para usar lentes, e algumas informações para te ajudar a prevenir possíveis infecções oculares.

1. SEMPRE ANTES DE TOCAR NAS SUAS LENTES: LAVE SUAS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO, E AS SEQUE EM ALGUMA TOALHA NÃO FELPUDA LIMPA.

Por quê? Não lavar as mãos com água e sabão antes de tocar nas lentes de contato é um fator de risco para complicações relacionadas ao desgaste das lentes de contato, pois os germes das mãos são transferidos para as lentes e seu estojo. Como os microrganismos que causam infecções oculares são encontrados na água, você deve secar as mãos primeiro antes de tocar nas lentes de contato. Lavar as mãos com água e sabão e secá-las com um pano limpo e sem fiapos, é essencial sempre que as lentes são inseridas e removidas.

2. NUNCA DURMA COM SUAS LENTES DE CONTATO, A NÃO SER QUE SEJA PRESCRITO PELO SEU MÉDICO.

Por quê? Dormir em qualquer tipo de lente de contato aumenta em 6 a 8 vezes o risco de contrair um tipo grave de infecção da córnea. De 10.000 pessoas que dormem com lentes de contato, durante um ano, em média, ocorrem de 18 a 20 infecções por ceratite microbiana.
Atualmente, algumas empresas fabricam lentes de contato aprovadas pela Federação de Medicamentos e Alimentos dos EUA, do inglês, FDA, para se usar durante o dia e dormir (geralmente chamadas de “uso prolongado”, “uso contínuo” ou “uso noturno”). Porém, os usuários de lentes de contato que escolherem esse tipo de lente devem ser informados de que, ainda assim, dormir em qualquer tipo de lente de contato aumenta o risco de infecções oculares graves.

3. MANTENHA ÁGUA BEM LONGE DAS LENTES: NÃO TOME BANHO COM ELAS, NEM ENTRE EM BANHEIRAS OU PISCINAS.

Por quê? As lentes de contato são um fator de risco conhecido para a ceratite por Acanthamoeba, um tipo grave de infecção ocular causada por uma ameba de vida livre que é comumente encontrada na água. E não somente por esse microrganismo, como também por outros. Essas infecções oculares podem ser difícil de tratar e extremamente doloroso – nos piores casos, causando cegueira. Atividades como tomar banho, usar banheira de hidromassagem e nadar enquanto estiver usando lentes de contato podem aumentar o risco de infecção.

4. ESFREGUE E ENXAGUE SUAS LENTES DE CONTATO COM SOLUÇÃO DESINFETANTE ESPECÍFICA TODAS AS VEZES QUE ASREMOVER. NUNCA USE ÁGUA OU SALIVA.

Por quê? A limpeza inadequada das lentes de contato aumenta o risco de complicações entre os usuários de lentes de contato. Esfregar as lentes de contato com um dedo limpo e lavá-las com solução desinfetante é a maneira mais eficaz de remover depósitos e micróbios das lentes de contato gelatinosas. Lavar as lentes de contato com solução multiuso e embebê-las durante a noite sem esfregá-las primeiro não é tão eficaz na remoção de micróbios. Independentemente do tipo de lente de contato usada, esfregar e enxaguar as lentes diariamente é um passo importante na manutenção das lentes de contato e na saúde ocular. O uso dessas soluções desinfetantes específicas também é essencial no estojo das lentes e nunca água.

5. NUNCA ARMAZENE SUAS LENTES NA ÁGUA.

Por quê? Pela mesma razão que tomar banho, usar uma banheira de hidromassagem e nadar deve ser evitado enquanto estiver usando lentes de contato, os contatos não devem ser armazenados em água a qualquer momento. A exposição das lentes de contato à água pode aumentar o risco de diferentes tipos de infecções oculares. Além da contaminação das lentes, é claro que o estojo também será contaminado.

6. TROQUE SUAS LENTES POR OUTRAS NOVAS SEMPRE QUE SEU MÉDICO RECOMENDAR.

Por quê? Embora os efeitos de não substituir as lentes de contato tão regularmente como recomendado por um oftalmologista não tenham sido totalmente examinados, estudos mostraram que os usuários de lentes de contato que não seguem os horários de substituição recomendados têm mais complicações e desconforto auto-relatado do que o contato usuários de lentes que seguem as recomendações de substituição. Alguns usuários de lentes de contato também relataram problemas de visão como resultado do uso de lentes de contato por mais tempo do que o indicado por seus oftalmologistas. E claro, além de trocar as lentes regularmente, é preciso também trocar os estojos para evitar contaminação.


IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Centers for Disease Control and Prevention, CDC, “Show Me the Science: Data Behind Contact Lens Wear and Care Recommendations”.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *