Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Você sabe proteger os seus olhos do câncer de pele?

O verão está chegando e nessa época, com o calorão e para aproveitar as férias, muita gente corre para praias e piscinas. Mas te convidamos a pensar: nessas situações, como você passa o protetor solar em você e nos seus filhos? Em algumas áreas, o capricho é certeiro: como nos ombros e nas costas. E o rosto, como é que fica? Para os que se lembram dessa área tão delicada, PARABÉNS! Entretanto, ainda existe um outro problema durante essa aplicação, que é se esquecer da região ao redor dos olhos, o que aumenta –  e muito –  as chances de desenvolver Câncer de Pele.

SOBRE O CÂNCER DE PELE

Cerca de 1 a cada 3 casos de câncer diagnosticados no Brasil, são de CÂNCER DE PELE. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados 180 mil novos casos por ano. Devido a essa alta incidência, a campanha #DezembroLaranja vem para alertar sobre a necessidade de prevenção da doença, principalmente agora no verão, onde os raios solares incidem com maior intensidade sobre o nosso hemisfério.

Segundo o Diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 10% dos tumores de pele do tipo carcinoma basocelular (que é o tipo de câncer de pele mais comum), aparecem na área dos olhos. Esse tipo de câncer dificilmente sofre metástase, ou seja, é raro que se espalhe para outras regiões do corpo. Nas pálpebras, também podem surgir os carcinomas de células escamosas, que são mais raros, e possuem uma chance maior de se espalhar, chagando a ser fatal. A forma de câncer de pele mais agressiva, é chamada de melanoma, que também pode surgir ao redor dos olhos, porém é bem mais raro.

COMO PROTEGER A ÁREA DOS OLHOS?

Um estudo realizado em 2017, pela Universidade de Liverpool, mostrou que não é apenas você quem se esquece de passar o protetor solar em volta dos olhos. Ao analisar o modo de aplicação do protetor solar de 57 pessoas, eles concluíram que cerca de 14% da região da pálpebra e 7% do restante do rosto é esquecido. Isso quando a pessoa se lembra de passar o protetor nessa parte do rosto. E o pior: essas é a área mais propensa ao desenvolvimento do câncer de pele.

No entanto, muitas pessoas parecem deixar de passar o protetor na área dos olhos de propósito. A motivação pode ser sensibilidade ao produto, ou até mesmo para evitar que, ao ter contato com a água ou suor, o produto escorra para os olhos e cause irritação. Nesse caso, as melhores alternativas para proteger, tanto os olhos quanto as pálpebras, são as barreiras físicas: chapéus e óculos com lentes escuras.

QUALQUER ÓCULOS DE SOL POSSUI EFEITO PROTETOR?

Essa é uma dúvida de muitos pacientes, e já adiantamos que não, aqueles óculos mais simples, comprados geralmente em feiras e camelô, não possuem o efeito protetor necessário para prevenir o câncer de pele, ou outras condições como tumores na retina, queimadura na córnea, catarata, inflamações oculares e presbiopia. Para isso, é necessário que os óculos possuam lentes com proteção tanto para os raios ultravioleta do tipo UVA e UVB. Além disso, é muito importante que os óculos se encaixem bem ao rosto, sem permitir a passagem de luz pelas laterais.

VOCÊ PODE CONTAR COM O IOSG

Aqui no IOSG, além de poder se consultar com excelentes oftalmologistas, você também conta com o atendimento dermatológico. Nossa dermatologista, a Drª Monique Naves, possui Pós-Graduação em Dermatologia, Cirurgia Dermatológica, Tricologia e Medicina Estética. Entre diversos tratamentos clínicos, como a Acne, Hiperidrose (suor excessivo), Dermatites, Melasma, Queda de Cabelo, Dermatoses, Estrias, Vitiligo e Psoríase, a Drª também realiza o acompanhamento para prevenção e tratamento do Câncer de Pele e procedimentos de dermatologia estética.

IOSG – Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
– PRATT, Harry et al. UV imaging reveals facial areas that are prone to skin cancer are disproportionately missed during sunscreen application. PLoS One, v. 12, n. 10, p. e0185297, 2017.
– SBD Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBCPO Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, Skin Cancer Org.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *