Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Usar colírio TODO DIA faz mal pros olhos?

Com essa falta de chuva e as pessoas usando cada vez mais os computadores e celulares é compreensível que os olhos fiquem mais irritados e secos. Daí, já sabe né, sempre tem alguma indicação de um colírio de algum conhecido dizendo que faz bem, que é só para limpar os olhos, ou lubrificá-los durante o tempo seco. Por mais “inofensivo” que o colírio seja, você não deve usar sem que seja pela prescrição de um oftalmologista e mesmo que for, sempre fica essa dúvida:

USAR COLÍRIOS TODOS OS DIAS FAZ MAL À SAÚDE?
Sim! A não ser, é claro, que seja por indicação oftalmológica, o uso do colírio todos os dias para “clarear “ou “limpar os olhos” é desnecessário. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o melhor colírio para a limpeza dos nossos olhos são as nossas próprias lágrimas.

MAS O QUE FAZER PARA “REFRESCAR” OS OLHOS?
Existem o que chamamos de “banhos oculares”, que são soros especiais para lavar os olhos. Eles auxiliam na higiene ocular, refrescando os olhos secos e irritados, e são recomendados principalmente para que trabalha muito tempo no computador, ou depois de muitas horas de leitura, por exemplo. Além disso, são escolhas excelentes para manter em casa, porque atuam na remoção de poeira e pólen e também agem como primeiro socorro em caso de corpos estranhos ou produtos químicos.

EXISTEM CUIDADOS ESPECIAIS PARA QUEM TRABALHA COM COMPUTADOR E AR CONDICIONADO?
Sim, as pessoas que ficam expostas a longos períodos ao ar condicionado ou olhando para tela do computador devem tomar alguns cuidados específicos. Normalmente são aquelas que trabalham em escritórios, por exemplo, e acabam ficando longos períodos sem piscar e, consequentemente, lubrificam menos os olhos, deixando-os secos. Assim, nessas circunstâncias, devem ser usados colírios lubrificantes pelo menos a cada meia hora, mas somente segundo prescrição médica.

E A LIMPEZA DOS OLHOS, COMO FICA?
Os nossos olhos são considerados “órgãos limpos”! Isso porque possuímos um sistema de proteção muito bom por conta das lágrimas, pálpebras, cílios e sobrancelhas, ou seja, barreiras naturais que fazem com que não seja preciso ficar limpando os olhos a todo momento. Porém isso não quer dizer que não devemos limpá-los nunca, é preciso ter cuidados simples de higiene para evitar infecções e inflamações oculares.

Ao lavarmos o rosto, os olhos já ficam suficientemente limpos. Porém, quando existe tendência para pele gordurosa, o ideal é que pelo menos uma vez por dia higienize-se a área em volta dos olhos – pálpebras, cílios e os cantos – removendo as impurezas e secreções secas, a fim de evitar coceira, irritação ou até mesmo uma conjuntivite indesejada, com produtos especializados para essa região.

É sempre bom lembrar da higienização após o uso de maquiagem, já que essas substâncias podem ficar acumuladas e serem portas de entrada para microrganismos que causam doenças. Além disso, devemos evitar colocar nossos dedos nos olhos! Nossa mão é sempre muito contaminada, por isso, ciscos, cílios e qualquer outro objeto estranho devem ser tirados somente com água limpa e corrente, nunca com os dedos.

Qualquer outra dúvida ou orientação, não hesite em entrar em contato com a gente para marcar um atendimento!

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, Revista Veja Bem, “Mitos e verdades sobre a higiene ocular”. Disponível em:
http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/vejabem06.pdf

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *