Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Suplementos para melhorar a sua VISÃO

Se a sua dieta não é nada balanceada e você possui histórico familiar de doenças oculares, ou mesmo uma pré-disposição genética, esse texto é para você! Com a rotina estressante de trabalho, cuidados com a casa e com a família, a alimentação saudável pode ser deixada de lado.

Mas será que os suplementos vitamínicos, vendidos em formato de cápsulas, são boas opções para melhorar a saúde?

É importante deixar claro: a melhor opção é sempre manter uma dieta balanceada. Alimentos com grande quantidade de folhas verdes, espinafre, milho, laranja, ovos, e cenoura, contêm altos níveis de nutrientes muito importantes para a saúde do seu corpo, e também dos seus OLHOS. Além disso, um médico oftalmologista deve sempre ser consultado, ANTES do uso de tais suplementos, pois eles podem interagir negativamente com medicamentos e são contraindicados para pessoas com determinadas doenças.

O QUE DIZEM OS ESTUDOS CIENTÍFICOS?

O Instituto Nacional dos Olhos, dos Estados Unidos, realizou dois amplos estudos científicos sobre doenças oculares que possuem relação com o processo de envelhecimento humano, como a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) e a Catarata, e o uso de suplementos vitamínicos contendo Vitamina C, Vitamina E, Betacaroteno, Óxido de Cobre, Luteína, Zeaxantina e o Zinco. As principais descobertas foram as seguintes:

– O risco de DMRI foi diminuído em 25%, ao longo de 6 anos de consumo do suplemento vitamínico;
– Em pessoas com DMRI moderada, o uso dos suplementos foi associado a um retardo do avanço da doença. No entanto, em casos mais graves, não houve melhora;
– Os suplementos não preveniram a DMRI ou foram capazes de restaurar a visão daqueles que já tinham a visão comprometida pela doença;
– A suplementação com Luteína e Zeaxantina reduziram a necessidade de cirurgia em pessoas com catarata que inicialmente tinham pouco consumo dessas substâncias carotenoides.

E o que isso nos mostra? Que com certeza, alguns suplementos são benéficos para a visão, mas esses efeitos não aparecerão em todos os casos e em todas as pessoas. Quem poderá avaliar cada caso em específico, é o médico oftalmologista.

MAS QUAIS SUPLEMENTOS SE MOSTRARAM MAIS BENÉFICOS?

– Luteína, Zeaxantina e Betacaroteno
São substâncias da família dos carotenoides, presentes em grande quantidade em vegetais de folhas verdes. No organismo, o betacaroteno é utilizado para a produção da Vitamina A, usada pela retina durante o processo de detecção de luz, imagem e conversão em sinais elétricos para serem enviados para o cérebro através do nervo óptico. A Luteína e a Zeaxantina atuam como oxidantes naturais e ajudam a prevenir os efeitos da luz ultravioleta emitida pelo sol e da luz azul emitida pelas lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

– Ômega-3
Os ácidos graxos (gordura) do Ômega-3 são produzidos por algas marinhas, podendo ser encontrados nos peixes. Dois ácidos graxos específicos foram estudados, necessários para o desenvolvimento, construção e reparo da retina.

– Zinco
O Zinco atua em diversos processos do nosso organismo, como na imunidade, síntese de proteínas, cicatrização e multiplicação celular, o que o torna benéfico também para as células dos olhos. Ele está presente em vegetais, grãos e na carne vermelha. O Óxido de Cobre foi adicionado ao multivitamínico utilizado no estudo para diminuir os riscos de anemia por deficiência de cobre, que está associada à alta ingestão de zinco.

– Vitaminas C e E
A Vitamina C está presente em alimentos como a acerola, caju, goiaba, brócolis e laranja, e a Vitamina E é encontrada em diversas sementes, castanhas e óleos. Elas já foram associadas, por alguns estudos, a diminuição dos riscos de alguns tipos de catarata e ao retardo do avanço da doença.

Você pode contar com os oftalmologistas do IOSG para a escolha do melhor suplemento para a sua condição.

IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
– NIH Nacional Eye Institute e Healthline.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *