Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Mitos e verdades sobre GLAUCOMA

Tantas informações sobre GLAUCOMA, uma doença que afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo inteiro de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas será que você sabe o que é MITO ou VERDADE?

GLAUCOMA PODE AFETAR PESSOAS MAIS NOVAS.
✅ VERDADE. Crianças também podem glaucoma. É chamado de glaucoma congênito e tem origem desde o nascimento.

QUANTO MAIOR A IDADE, MAIS PROBABILIDADE DE TER GLAUCOMA.
✅ VERDADE. O glaucoma tem uma incidência maior em IDOSOS, pessoas com mais de 40 anos tem mais chances de desenvolver a doença. Segundo a OMS, no mundo todo, a doença afeta entre 1% e 2% da população, e pode chegar entre 6% e 7% entre os idosos com mais de 70 anos.

É POSSÍVEL PERCEBER SINTOMAS NO INÍCIO DA DOENÇA.
❌ MITO. Nem sempre dá pra perceber sintomas. Inicialmente o glaucoma crônico, ou de ângulo aberto, que é o mais comum, não tem sintoma nenhum. Não causa dor. A visão permanece normal e pode se desenvolver em um ou nos dois olhos. Quando o paciente percebe os sintomas é bem provável que já está nas fases mais avançadas da doença.

GLAUCOMA É A MAIOR CAUSA DE CEGUEIRA IRREVERSÍVEL.
✅ VERDADE. O glaucoma é principal causa de perda irreversível da visão no mundo. O glaucoma é um conjunto de fatores que provocam lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. As pessoas com glaucoma podem perder lentamente a visão periférica (lateral). Elas parecem estar olhando através de um túnel ou como se estivessem vendo por uma fechadura. Com o tempo, a visão central também pode diminuir até atingir a cegueira.

A OPERAÇÃO DO GLAUCOMA PODE RECUPERAR A VISÃO.
❌ MITO. Infelizmente isso não acontece. A cirurgia do glaucoma não reverte as lesões já causadas pela doença, mas controla a pressão ocular para evitar ainda mais a progressão desse mal. A parte danificada do nervo óptico ainda não tem recuperação, por isso dizemos que o glaucoma causa danos irreversíveis na visão.

A PESSOA COM GLAUCOMA USA COLÍRIOS PARA SEMPRE.
✅ VERDADE. Quando diagnosticado no início, é recomendado a aplicação diária de colírios específicos que atuam na diminuição da produção do humor aquoso (líquido localizado entre a córnea e a íris, que aumenta de volume nos casos de glaucoma). Entretanto, é preciso seguir corretamente o tratamento para evitar maiores danos no nervo óptico. O medicamento é responsável por controlar a doença e evitar sua progressão. É importante lembrar que o glaucoma não tem cura, mas tem controle.

GLAUCOMA OCORRE SOMENTE POR CAUSA DE PRESSÃO ALTA NO OLHO.
❌ MITO. Isso não acontece sempre. O glaucoma é, na verdade, um conjunto de alterações oculares que causam danos no nervo óptico, atingindo a visão. Na maioria das vezes acontece por causa do aumento da pressão ocular, devido a uma deficiência na drenagem do humor aquoso, líquido produzido e que circula dentro do olho. Porém em alguns pacientes, mesmo apresentando pressão ocular elevada, não desenvolvem glaucoma, assim como outros manifestam a doença mesmo com pressão ocular dentro da normalidade.


A perda da visão causada pelo glaucoma é IRREVERSÍVEL, por esta razão, a melhor forma de prevenir o glaucoma é visitando um oftalmologista regularmente. Marque um atendimento aqui no IOSG para uma avaliação! Cuide da sua saúde ocular com carinho.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, “TUDO SOBRE O GLAUCOMA”. Disponível em:
http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/tudo-sobre-o-glaucoma.php

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *