• Av. Vasconcelos Costa, 962Martins - Uberlândia/MG
  • (34) 3214-3033Ligue para nós hoje!
  • Horário de FuncionamentoSeg - Sex: 8:00 - 18:00

Idosos que fazem cirurgia de catarata tem menos riscos de demências, como o Alzheimer

Que os problemas de visão têm um forte impacto sobre a nossa qualidade de vida, todo mundo sabe. É nessas horas, inclusive, que precisamos falar ainda mais sobre a importância dos tratamentos.

Hoje em dia, da mesma forma que a doença traz prejuízos, muitos estudos já comprovam que uma boa intervenção consegue não apenas minimizar esses riscos de complicação, como também trazer benefícios a longo prazo que vão além da visão propriamente dita.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouquinho mais sobre o que é a catarata, como funciona a cirurgia de correção e o que uma nova descoberta nos diz sobre os riscos associados ao Alzheimer.

O QUE É CATARATA?

Comum entre os idosos, a catarata é uma doença conhecida pela perda de transparência da lente natural dos nossos olhos, chamada de cristalino. Na maioria dos casos, esse processo de opacificação acontece por alterações comuns do envelhecimento (catarata senil), e que evoluem ao ponto de tornar a visão borrada, “nublada” e com um contraste muito ruim nas cores.

Além da catarata senil, existem ainda pelo menos outros dois tipos da doença: um congênito, ou seja, que surge desde o nascimento, e um secundário, que é derivado de problemas como tumores, diabetes, radiação, traumas, outras doenças oculares e muito mais.

É claro que os hábitos de vida e as condições gerais de saúde influenciam nos riscos de desenvolver o quadro, mas vale a pena ressaltar que todas as pessoas podem apresentar a catarata em algum momento. É por esses e outros motivos que tantos médicos destacam a importância de nos cuidarmos e consultarmos um oftalmologista regularmente.

Atualmente, a catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no mundo, afetando consideravelmente o bem-estar, a saúde, a independência e a qualidade de vida dos idosos. Felizmente, existe tratamento efetivo!

COMO FUNCIONA A CIRURGIA DE CATARATA?

A cirurgia de catarata é hoje a única forma de combater os efeitos da doença. Não existem remédios, óculos ou lentes de contato que recuperem a visão e curem o paciente, apenas a operação.

Hoje em dia, com os avanços na medicina, a cirurgia de catarata se consolidou como um procedimento altamente seguro, rápido e eficiente na correção do problema.

Na própria clínica, ou seja, sem internação, o oftalmologista pinga um colírio anestésico no olho do paciente e emite um laser de última geração para “quebrar” o cristalino opacificado em micro pedaços. A partir daí, o próprio equipamento retira toda a catarata e coloca uma lente intraocular no lugar, devolvendo a boa visão e eliminando as chances da doença voltar.

Seguindo esse padrão de evolução médica, as lentes intraoculares aplicadas na cirurgia de catarata são personalizadas, o que significa que cada uma é escolhida de acordo com a necessidade específica de cada paciente. Além de corrigir a doença, elas também conseguem corrigir os graus pra perto (hipermetropia), pra longe (miopia) e pra quaisquer outras distâncias (astigmatismo).

OS BENEFÍCIOS DA CIRURGIA DE CATARATA VÃO ALÉM!

Além da praticidade, segurança, eficiência e rápida recuperação, a cirurgia de catarata tem se mostrado cada vez mais importante para o futuro da população idosa, principalmente quando lembramos que, no Brasil, essa é a parcela da sociedade que mais cresce e inspira saúde.

Um estudo bem recente publicado na revista JAMA Internal Medicine chegou a um resultado bem interessante em termos de longevidade e independência. Após um mapeamento com mais de 3000 pacientes, com metade deles submetidos à cirurgia, os pesquisadores descobriram que quem operou teve um risco quase 30% menor de desenvolver Alzheimer ou demência por qualquer doença em comparação com quem não havia tratado a catarata adequadamente

Saúde ocular e saúde mental caminham juntas, e isso fica cada vez mais evidente. Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que os indivíduos operados voltam a enxergar bem e, com isso, voltam também a estimular seu cérebro.

Não faltam motivos para tratarmos a catarata o quanto antes! Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, lembre-se que temos especialistas à sua disposição. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.

IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Post comment