• Av. Vasconcelos Costa, 962Martins - Uberlândia/MG
  • (34) 3214-3033Ligue para nós hoje!
  • Horário de FuncionamentoSeg - Sex: 8:00 - 18:00

Os olhos podem revelar sintomas de transtornos mentais

Há algum tempo, temos a tradição de iniciar um novo ano com os debates levantados pelo Janeiro Branco. Se você ainda não conhece, essa data é dedicada à reflexão sobre a Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Na prática, quando olhamos com atenção para o contexto atual, não há como não lembrar de todos os desafios lançados pela pandemia.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos/Fórum Econômico Mundial/BBC News Brasil, 53% dos brasileiros ouvidos declararam que seu bem-estar mental piorou em algum nível no último ano. Esse número é, inclusive, superior à média global (43%).

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância de falar sobre saúde emocional e descobrir que alguns sintomas de transtornos mentais podem ser percebidos pelos olhos.

O QUE É, DE FATO, SAÚDE MENTAL?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que a saúde mental é tão importante  para o bem-estar das pessoas, sociedades e países quanto a saúde física.

Sua definição é complexa e, em geral, significa muito mais do que apenas não ter uma doença mental. Ela é um estado de pleno funcionamento cognitivo, quando um indivíduo consegue desenvolver suas habilidades, lidar com as emoções de forma equilibrada e consciente, perceber sua autonomia diante do mundo, reconhecer seus limites e atuar produtivamente pelo bem de si próprio e de toda a sociedade.

QUAIS OS TRANSTORNOS MENTAIS MAIS COMUNS?

Um transtorno mental é caracterizado por desordens nos pensamentos, emoções, comportamentos, percepções e até relações com outras pessoas. Por ser uma questão delicada e de forte impacto na qualidade de vida, deve ser diagnosticada apenas por um profissional especializado, como psiquiatras e psicólogos.

A pesquisa mais recente do Ministério da Saúde mostrou que o problema mais comum neste contexto de pandemia é a ansiedade, seguida de transtorno de estresse pós-traumático e depressão. Entretanto, vale a pena reforçar que doenças como transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, síndrome de burnout e outras psicoses também merecem atenção e precisam ser tratados sem preconceito!

COMO OS OLHOS PODEM INDICAR SINTOMAS DE TRANSTORNOS MENTAIS?

Se você está se perguntando se isso realmente é possível, saiba que SIM, e que existe uma explicação lógica por trás de tudo.

Um artigo publicado no site da Revista Nature relembra que a nossa visão está conectada com boa parte das vias neurais do cérebro. Dessa forma, qualquer problema que o afete – seja um trauma ou degeneração – tem o potencial de afetar a saúde dos olhos.

A esquizofrenia, por exemplo, é um transtorno crônico que provoca episódios frequentes de alucinações, alterações no pensamento e alterações de afetividade, e nos últimos anos têm sido objeto de estudo quanto à relação com os olhos. Diversos pesquisadores já observaram que a espessura da retina e sua resposta à luz podem dar sinais precoces de que uma pessoa é afetada ou possui risco de desenvolver esquizofrenia.

Recentemente, também, a chegada da Tomografia de Coerência Óptica (OCT) possibilitou a avaliação detalhada de muitos pontos do nosso olho. Hoje, esse exame permite mapear a espessura da córnea, a saúde do nervo óptico e os efeitos de uma neurite óptica, doença muitas vezes associada a um quadro de esclerose múltipla. Para um futuro próximo, a expectativa é de que a OCT também possa identificar os primeiros sinais oculares de um caso de Parkinson e Alzheimer.

Aqui no IOSG, temos um compromisso com a sua saúde, e por isso nos comprometemos a sempre atualizar os nossos conhecimentos e tecnologias. Caso tenha alguma dúvida, lembre-se que temos especialistas à sua disposição. Fale conosco pelo (34) 3214-3033 e agende um horário.

IOSG – Há mais de 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Post comment