Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Férias Escolares: hora de ir ao oftalmo!

Fala sério, a melhor parte de ser criança é aguardar ansiosamente pelas férias escolares! Um tempo de brincadeiras, viagens e construção de memórias inestimáveis. Pode até ser que os pais e responsáveis fiquem, assim digamos, de “cabelo em pé”, mas que é gostoso construir juntos essas lembranças maravilhosas, isso é!

Bom, com todo esse tempo livre, por que não aproveitar para fazer alguns exames preventivos? Afinal, a saúde do seu filho deve vir em primeiro lugar, certo? Assim, é superimportante usar essa flexibilidade de horários para fazer o check up anual dos pequenos. E a saúde ocular deles não deve ficar de fora não!

A EXPOSIÇÃO FREQUENTE ÀS TELINHAS E TELONAS PODE SER UM RISCO PARA A VISÃO?

Sim, na verdade, com toda essa exposição da nova geração à dispositivos e telas em HD, é preciso ter muito cuidado com relação a quantidade de tempo em que eles passam olhando pra TV, computadores, videogames portáteis e celulares. Os dados com relação aos danos causados por esses dispositivos à nossa visão ainda estão sendo analisados pelos grandes pesquisadores, que dirá ainda no desenvolvimento ocular das crianças. Portanto, é sempre bom prevenir do que remediar, aproveite esse tempinho extra para levar as crianças ao oftalmologista!

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, por exemplo, 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos por conta dos erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). E, dentro deste grupo, cerca de 5% dessas crianças apresentam redução grave de acuidade visual. Isso, se não tratado, pode trazer sérias consequências, até a cegueira.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE VISÃO MAIS COMUNS EM CRIANÇAS?

Dentre as crianças e adolescentes, os problemas de visão mais comuns são os erros refrativos. E, de acordo com o último levantamento da Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de deficiência visual no mundo poderiam ser evitados, por serem possíveis de prevenir e tratar, quando diagnosticadas a tempo. Além disso, a OMS também estima que 12 milhões de crianças em todo o mundo se beneficiariam pela simples prescrição de óculos. Dessa forma, fica claro o quão importante é o exame oftalmológico em crianças. Através desse exame, outras doenças oculares podem ser detectadas além dos erros refrativos, tais como catarata infantil, glaucoma, estrabismo, alterações da retina (fundo de olho) e muitas outras.

E isso não deve ser feito apenas na idade escolar não! As crianças devem ser levadas ao oftalmologista desde pequeninas. Exames como o Teste do Olhinho, por exemplo, podem evitar sérias consequências, muitas vezes irreversíveis, na visão dos pequenos. Às vezes, malformações congênitas são difíceis de serem notadas pelas crianças, até porque elas nunca enxergaram de outra maneira mais nítida, por isso é tão importante a atenção dos pais e a avaliação de um especialista nesta fase.


Deu pra perceber que isso é assunto sério, não é? Por isso, não deixe pra depois! Entre em contato com a gente e marque um atendimento.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Dr. Galton Carvalho Vasconcelos, Brazil Health, Estadão, “Férias escolares – hora de ir ao oftalmologista!” Disponível em:
http://www.brazilhealth.com/Visualizar/Artigo/164/Ferias-escolares—hora-de-ir-ao-oftalmologista?AspxAutoDetectCookieSupport=1

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *