Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Qual é melhor para seus olhos: chocolate AO LEITE ou AMARGO?

A gente sabe que um chocolatinho é tudo de bom, né? Sempre que dá aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, temos certeza que na maioria dos casos as pessoas pensam em comer essa maravilhosidade encacauzada em forma de tablete. Tudo bem, sentimos o seu suspiro daqui! Mas, apesar de trazer a felicidade genuína em segundos, e algumas calorias também (dependendo do seu autocontrole), será que o CHOCOLATE pode trazer algum benefício para a sua visão? É isso o que vamos descobrir hoje!

CHOCOLATE FAZ BEM PRO CORPO?
Bom, que chocolate faz bem pra alma todo mundo sabe, mas existe algum benefício real para o nosso organismo? Não venham com aquele papo de que chocolate é feito de cacau e cacau é fruta, portanto chocolate é saudável sim… Apesar dessa frase livrar a consciência de muita gente, isso não significa nada pra saúde do seu organismo.
Sendo mais diretos com relação à pergunta, sim, o chocolate faz bem para o organismo, mas principalmente o AMARGO, já que tem menos açúcar e gordura, que são extremamente calóricos e trazem outros danos. O consumo de chocolate amargo pode melhorar o fluxo sanguíneo, o humor e até a cognição a curto prazo.
O chocolate ao leite, que é o mais comum, acaba sendo mais calórico e trazendo menos benefícios à saúde. A quantidade de açúcares e gordura são bem elevadas, dependendo do tipo, a, muitas vezes, traz mais malefícios do que coisas boas para o organismo. Entretanto, é preciso deixar claro que não é terminantemente proibido, é só consumir com moderação.

MAS O QUE O CHOCOLATE TEM A VER COM SAÚDE OCULAR?
Um grupo de pesquisa da Escola de Optometria da Universidade Incarnate Word Rosenberg em San Antonio no Texas, EUA, divulgou os resultados da comparação dos efeitos a curto prazo do chocolate amargo e ao leite na acuidade visual e na sensibilidade ao contraste de letras grandes e pequenas. Os pacientes estudados não tinham nenhuma doença ocular prévia e consumiram os dois tipos de chocolate submetendo-se em seguida aos testes propostos em sessões separadas.
Assim, entre os participantes, que tinham uma idade média de 26,5 anos, a sensibilidade ao contraste em letras pequenas e, depois, em letras grandes, foi significativamente maior após o consumo de chocolate preto se comparado com o chocolate ao leite. Com relação à acuidade visual, o chocolate amargo também favoreceu mais os participantes do que o ao leite. Concluindo então que a sensibilidade ao contraste e a acuidade visual foram significativamente maiores 2 horas após o consumo de uma barra de chocolate amargo em comparação com uma barra de chocolate ao leite.

É claro que falta muito a ser compreendido em termos científicos, mas já é um caminho!

Pois é, realmente um chocolatinho amargo faz bem a saúde! Mas se você prefere o ao leite, calma! Tudo com equilíbrio e comedidas!

Lembre-se que aqui no IOSG você encontra os melhores profissionais dispostos a esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato com a gente.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Rabin JC, Karunathilake N, Patrizi K, JAMA Ophthalmology, “Effects of Milk vs Dark Chocolate Consumption on Visual Acuity and Contrast Sensitivity Within 2 Hours: A Randomized Clinical Trial”. Disponível em:
doi:10.1001/jamaophthalmol.2018.0978

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *