Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Mudar a COR DOS OLHOS por cirurgia pode levar à CEGUEIRA. Saiba mais.

Vaidade que pode te deixar cego? Realmente, se você interpretar essa frase como uma metáfora, existem milhões de pessoas que ficam cegas quando o assunto é fazer de tudo para se encaixar em padrões de beleza inalcançáveis… Entretanto, quando se trata de procedimentos estéticos oculares, isso pode ser real. Estamos falando de CIRURGIAS PARA ALTERAR AS CORES DOS OLHOS, uma técnica arriscadíssima, que é proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

COMO FUNCIONA ESSE PROCEDIMENTO?
Essa cirurgia foi desenvolvida pelo oftalmologista panamenho Delary Kahn (2002), e consiste, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em inserir uma lente de silicone (colorida) atrás da córnea e na frente da íris. A cirurgia é extremamente arriscada e além de ser considerada um método experimental, é reprovada por diversas entidades médicas, pois os danos à visão são inúmeros.

POR QUE É TÃO PERIGOSO?
De acordo com os especialistas, esse procedimento estético aumenta a incidência de glaucoma, inflamação crônica na íris, lesão na parte interna da córnea e descompensação da córnea, com grande possibilidade do paciente ficar cego. Dentre os danos causados, o implante de silicone também aumenta a pressão intraocular, o que também danifica o nervo óptico, levando ao glaucoma, e causa perda de visão irreversível.

TEM COMO RECUPERAR A VISÃO DEPOIS DISSO?
Dependendo do tipo de dano não. Em uma entrevista ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia, uma escritora brasileira de 35 anos, que passou pela cirurgia de mudança de cor de olhos a convite de um cirurgião plástico, no Panamá, conta que perdeu 70% da visão. Em suas palavras, “Não posso dirigir, nem trabalhar. Não consigo ler. Eu não consigo usar o computador. Eu não tenho mais uma vida normal. Me tornei uma pessoa incapaz.”

Os danos à visão podem aparecer imediatamente após a cirurgia e depois de algum tempo. Quanto mais rápido a retirada do implante e a intervenção médica, é possível impedir que a cirurgia cause cegueira completa. Mas não vale nenhum pouco a pena perder a visão por isso.

EXISTE ALGUMA ALTERNATIVA PARA A MUDANÇA DA COR DOS OLHOS?
Além das lentes de contato coloridas, que são mais indicadas, atualmente existe uma técnica à laser desenvolvida pelo médico e cientista Gregg Homer. Consiste em retirar da íris a melanina – substância responsável pela cor escura dos olhos – para que a pessoa fique com olhos azuis. Entretanto, esse procedimento não é recomendado pelos oftalmologistas brasileiros.

Segundo eles, a aplicação do laser pode causar irritação na íris, podendo evoluir para problemas graves como o Glaucoma, porque os resíduos do pigmento retirado permanecem nos olhos e podem obstruir os vasos sanguíneos levando ao aumento da pressão intraocular; e Catarata, já que o procedimento afina a íris deixando o cristalino mais exposto, aumentando a penetração de luz, predispondo ao aparecimento de catarata precoce, resultado do excesso de radiação ultravioleta.

LEMBRE-SE: VOCÊ É LINDO(A) DO JEITO QUE É!
Esse é um apelo do IOSG! Todas as cores são lindas, e você não deve se submeter à procedimentos estéticos que custam a sua visão por causa de um padrão imposto. Você é livre pra ser quem você quer ser, mas cuide da sua saúde ocular, sua visão é mais importante.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, Revista Veja Bem, “Vaidade que pode levar à cegueira!” Disponível em: https://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_09_leitura.pdf

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *