Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

DMRI causa perda da visão, mas pode ser prevenida com seu ESTILO DE VIDA.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): uma das principais causas de deficiência visual e cegueira em idosos. É uma doença multifatorial que afeta a retina, a camada sensível à luz do olho, mais precisamente sua área central, a mácula. Com o envelhecimento e o desgaste do organismo, essa região corre o risco de perder sua estrutura normal. Consequentemente, diminui a qualidade da visão central, dificultando atividades como a leitura, por exemplo.

MAS COMO A DMRI ACONTECE?
Em cerca de 90% dos casos, a degeneração macular se apresenta sob a forma seca ou não-exsudativa, quando as complicações ocorrem de forma mais lenta e há possível formação de drusas (espécie de depósito de “cristais”) no fundo do olho e atrofia das células fotorreceptoras da retina. Por outro lado, em 10% dos casos, há a forma úmida ou exsudativa, caracterizada pela formação de vasos sanguíneos anormais sob a retina, alterando sua anatomia e acelerando o processo de perda irreversível da visão central.

E COMO EU POSSO ME PREVENIR?
Assim como o título do nosso blog, ter um estilo de vida saudável já é uma prevenção e tanto para DMRI, além de, é claro, se consultar regularmente com um oftalmologista. Apesar da doença estar ligada a questões genéticas e ao envelhecimento do organismo, a manutenção da saúde no geral pode retardar a formação de drusas e danos na mácula que culminam na DMRI.
Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, há alguns fatores de risco que devem ser levados em conta, como fumar, ficar muito ao sol, hipertensão e obesidade, por exemplo. Daí, as indicações para se prevenir contra a degeneração macular é:

• Não fumar;
• Comer mais alimentos ricos em ômega-3, como certos tipos de peixe e vegetais verde-escuro;
• Consumir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, usadas para tratar pessoas que já têm a doença;
• Controlar sua pressão arterial e peso.

Concluindo, parar de fumar é um conselho importante para os pacientes para prevenir ou retardar o progresso da DMRI. Para pacientes com risco de desenvolver a doença, com histórico de casos na família, por exemplo, ou já diagnosticadas, a suplementação nutricional ou de vitaminas de rotina é necessária, mas deve ser orientada pelo médico.

Ainda assim, se você se encontra nessa faixa etária, com mais de 60 anos, ou tem histórico da doença na família ou se identifica com algum desses fatores de risco, é extremamente importante consultar um oftalmologista regularmente.

Lembre-se que aqui no IOSG você encontra os melhores profissionais dispostos a esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato com a gente.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Helena P. Y. Sin David T. L. Liu Dennis S. C. Lam, Acta Ophthalmologica, “Lifestyle modification, nutritional and vitamins supplements for age‐related macular degeneration”. Disponível em:
https://doi.org/10.1111/j.1755-3768.2011.02357.x

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *