Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Quando a cirurgia de catarata também corrige o grau #iosgparaidosos

Nos últimos anos, a medicina tem evoluído de modo a oferecer um diagnóstico preciso, em menor tempo, e que possibilite tratar doenças de maneira eficaz. No universo da oftalmologia, atualmente, é possível curar problemas através de cirurgias rápidas, sem cortes, sem pontos e dentro do próprio consultório médico, como é o caso da catarata.

O QUE É CATARATA?

Essa é uma doença conhecida pela opacificação de uma lente natural que temos dentro do olho, o cristalino. Geralmente, ela é causada por alterações bioquímicas decorrentes do envelhecimento, principalmente após os 60 anos, mas também pode surgir em função de uveítes, tumores, glaucoma, diabetes, radiações e traumas.

Conforme o cristalino perde a transparência, os olhos ficam mais sensíveis à luz, a percepção de cores é alterada e a visão perde nitidez gradativamente. Na ausência de cuidados, o quadro pode evoluir para a cegueira.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O único tratamento aplicado atualmente é a cirurgia, realizada no próprio consultório médico sob anestesia local (colírio). Nela, o cristalino é fragmentado, aspirado e substituído por uma lente intraocular nova, totalmente transparente.

O paciente é liberado no mesmo dia e pode retomar todas as suas atividades comuns em até 2 semanas, desde que sejam respeitadas as demais orientações pós-operatórias dadas pelo oftalmologista. Uma vez removida, a catarata não corre risco de voltar.

COMO SE CORRIGE O GRAU?

Estão disponíveis no mercado algumas lentes intraoculares que, além de substituir o cristalino, também corrigem erros refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo. As lentes trifocais, por exemplo, permitem enxergar nitidamente os objetos a distâncias curtas, longas e intermediárias.

É importante ressaltar que o tipo de lente indicada para a cirurgia depende de uma série de fatores avaliados pelo oftalmologista no pré-operatório, como a idade do paciente, tipo de grau e presença de outras patologias oculares.

O IOSG conta com diversos oftalmologistas especializados em catarata, todos experientes, atualizados e preparados para cuidar da sua visão. Nossos pacientes têm à disposição uma estrutura completa que reúne conforto, equipamentos de alta tecnologia, atendimento de qualidade e segurança assistencial. Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo telefone (34) 3214-3033 e agendar uma consulta.

Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Revista Veja Bem. Ano 03. Ed. 06. 2015.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *