Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Sair e olhar pra luz te incomoda? Saiba mais sobre FOTOFOBIA

Aquela luz direto no seu olho te incomoda? Sair para o ambiente externo num dia de sol ou estar em um ambiente muito iluminado faz com que seus olhos fiquem vermelhos e ardendo, ou que você tenha, visão turva ou “embaçada”, em alguns casos sinta um “inchaço ocular” ou até dor nos olhos? Tudo isso faz com que você nem consiga abrir os olhos direito? Pois bem, pode ser fotofobia.

O QUE É FOTOFOBIA?
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a fotofobia, também chamada de sensibilidade à luz, é uma condição visual que faz com que a pessoa reaja quando seus olhos estão expostos à claridade (natural ou artificial), sendo esta intensa ou até mesmo regular. Os médicos a descrevem como patológica ao estímulo luminoso, ou seja, causa um desconforto visual provocado pelo excesso de luminosidade no globo ocular.

E O QUE CAUSA ESSA SENSIBILIDADE?
Por incrível que pareça, na maioria dos casos, a fotofobia ocorre devido a fatores congênitos. Pode ser pela ausência de pigmentos no fundo do olho e casos de ausência da íris, inclusive. Pessoas que têm olhos de cores claras, como azul e verde, podem desenvolver os sintomas de aversão à luz, pois as camadas dos olhos de tons claros absorvem menos luz que os de cores comuns.
Entretanto, a sensibilidade à luz também pode acontecer em decorrência a outros problemas visuais ou outras causas sistêmicas. A primeira acontece devido a inflamações oculares (como uveítes e reações pós-operatórias), alterações na retina (como degenerativas e albinismo) ou lesões corneanas (como arranhões e ceratites). Já as sistêmicas ocorrem por alterações do sistema nervoso central, responsável por provocar a cefaleia e a enxaqueca.

MAS TEM TRATAMENTO?
Bem, na verdade não existe um tratamento específico para “curar” a fotofobia, afinal esse desconforto ocular não é considerado uma doença ocular. Mas dependendo da origem dessa sensibilidade, é possível tratar a causa e amenizar esse sintoma. No entanto, o que se pode fazer é usar de artifícios para diminuir o desconforto, como usar óculos escuros em ambientes externos e diminuir a intensidade da luz em locais fechados.
A fotofobia é um sintoma importante para dizer que há algo de errado com a sua saúde ocular, portanto você deve procurar um oftalmologista o mais rápido possível. Se você está sentindo isso, entre em contato com a gente e marque um atendimento.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, Revista Veja Bem, “Fotofobia: o incômodo nos olhos de quem não consegue olhar diretamente para a luz.” Disponível em:
http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/vejabem06.pdf

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *