• Av. Vasconcelos Costa, 962Martins - Uberlândia/MG
  • (34) 3214-3033Ligue para nós hoje!
  • Horário de FuncionamentoSeg - Sex: 8:00 - 18:00

Conheça nossos exames

Oferecemos uma série de procedimentos para monitorar a saúde ocular dos nossos pacientes e diagnosticar doenças com precisão. Saiba mais sobre cada um e tire suas dúvidas conosco.

Acuidade Visual Potencial (PAM)

Avalia como está a qualidade visual do paciente portador de catarata e o quão bem ele poderá enxergar após a cirurgia de correção. Esse exame também é indicado para o pré-operatório de cirurgia refrativa, vitrectomia e transplante de córnea.

Todo o processo é feito a laser e não causa desconfortos. É preciso dilatar a pupila de ambos os olhos e não há a necessidade de suspender quaisquer medicamentos em uso.

Angiografia Digital c/ Fluoresceína Sódica e Autofluorescência

Tem a função de fotografar os vasos sanguíneos da retina, identificando diversas doenças em sua estrutura. A principal diferença entre a Angiografia com Fluoresceína e a Autofluorescência é que a primeira técnica requer a injeção de um contraste e o mapeamento da sua circulação nas veias oculares.

O exame requer a presença de um acompanhante devido à dilatação das pupilas. É preciso suspender o uso de lentes no dia do procedimento.

Biometria Óptica (IOL Master® 500)

Avalia as características anatômicas do olho e determina o grau correto da lente intraocular a ser utilizada pelo paciente na cirurgia de catarata. Todo o processo é feito por um laser de alta precisão e de forma não-invasiva.

No dia do exame não é preciso dilatar as pupilas e nem usar óculos. Quem utiliza lentes de contato deve suspender o uso por até 15 dias antes do procedimento.

Biometria Ultrassônica

Assim como a Biometria Óptica, é destinado a medir o comprimento axial do olho e calcular o grau das lentes intraoculares para cirurgia de catarata. A principal diferença é que, ao invés do laser, essa técnica utiliza ultrassom e é melhor aplicada em cataratas avançadas.

É necessário pingar um colírio anestésico no olho, visto que a sonda do equipamento toca sua superfície. Não provoca dor.

Exercícios Ortópticos

São técnicas utilizadas para avaliar e favorecer a reabilitação ocular de pacientes com problemas sensoriais ou alterações na musculatura dos olhos. As principais indicações são para diagnósticos de estrabismo, visão binocular, ambliopia e doenças neurológicas.

A duração e o número de sessões vão depender da causa e gravidade do quadro. Em geral, o oftalmologista também recomenda complementar os exercícios em casa para otimizar os resultados.

Iridotomia com Yag Laser

É um procedimento realizado para regular a pressão intraocular. Consiste em fazer um pequeno furo na íris (a laser) para facilitar o fluxo do humor aquoso, um tipo de gel que preenche o globo ocular e nutre estruturas como a córnea e o cristalino.

A Iridotomia é realizada na própria clínica sob anestesia tópica (colírio). O paciente é liberado logo após o procedimento.

OBI (Oftalmoscopia Binocular Indireta)

Também chamado de Mapeamento de Retina, é um exame de rotina que avalia todo o fundo de olho (retina, mácula, coroide, vasos sanguíneos e nervo óptico), possibilitando o diagnóstico preciso de diversas irregularidades.

É necessário dilatar as pupilas antes do procedimento, por isso recomenda-se que o paciente leve um acompanhante e não dirija até que a visão seja restabelecida. Este exame não provoca nenhum tipo de dor.

Teste de Cores

Conhecido como Teste Ishihara, esse exame é indicado para diagnosticar casos de daltonismo.

O oftalmologista apresenta uma série de cartões com pequenos círculos e números coloridos em sua superfície. Cabe ao paciente identificar corretamente qual o número gravado nos cartões (o que depende apenas da sua capacidade de contrastar os tons). A quantidade de acertos pode variar conforme o grau e tipo de daltonismo.

Topografia Computadorizada da Córnea

Avalia toda a superfície da córnea, do centro à região periférica, a fim de compreender alterações na sua topografia e simetria. Este exame é importante para identificar casos de astigmatismo e deformações características do ceratocone.

O procedimento é indolor, não invasivo e dura cerca de 5 minutos, sem ser necessário dilatar as pupilas. Na maioria dos casos, recomenda-se a suspensão do uso de lentes de contato no dia anterior.

Campimetria Computadorizada

Tem o papel de avaliar a qualidade da visão periférica e a resposta do paciente aos estímulos que o rodeiam. Em geral, é recomendada para diagnosticar o glaucoma, problemas no nervo óptico, doenças da retina e distúrbios neurológicos.

Além de ser simples, rápida e indolor, a Campimetria não exige cuidados prévios, basta que o paciente mantenha total atenção do início ao fim do procedimento para captar o máximo de estímulos possíveis.

Capsulotomia com Yag Laser

É uma técnica cirúrgica destinada a tratar a opacificação das lentes intraoculares anteriormente aplicadas em uma cirurgia de catarata. Essa correção é feita com o Yag Laser em poucos minutos e demanda apenas a administração prévia de um colírio anestésico.

Este procedimento é seguro, indolor e requer cuidados no pós-operatório, como o uso correto de anti-inflamatórios e atenção aos riscos de traumas oculares.

Contagem Endotelial / Microscopia Especular de Córnea

É um exame indicado para analisar a quantidade e a qualidade das células presentes na camada mais profunda da córnea. Trata-se de uma importante ferramenta de avaliação do risco operatório das cirurgias de catarata, transplante de córnea, glaucoma, entre outras.

Todo o processo é indolor e não exige qualquer tipo de contato com o olho do paciente.

Não é necessário usar colírios e nem dilatar as pupilas.

Estereofotografia de Papila

Consiste em registrar uma fotografia do nervo óptico em alta resolução e em três dimensões, auxiliando na observação de sua forma, contorno, tamanho e coloração. Sua realização permite identificar e acompanhar a evolução do glaucoma.

O exame é seguro, indolor e exige alguns preparos, como a dilatação das pupilas e a suspensão do uso de lentes de contato no dia do procedimento.

Fotocoagulação a Laser

É um procedimento realizado para tratar diversas doenças que atingem a saúde dos vasos sanguíneos da retina, tais como a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade.

Todo o processo é feito na própria clínica sob anestesia tópica (colírio) e requer a dilatação da pupila. O paciente é liberado imediatamente e pode retomar suas atividades cotidianas com segurança. Em alguns casos demanda mais de uma sessão.

Motilidade Ocular

Também chamado de Teste Ortóptico, esse exame avalia os movimentos oculares e como eles respondem aos diversos estímulos no campo de visão. Costuma ser indicado para diagnosticar e acompanhar os casos de estrabismo (desalinhamento dos olhos), ambliopia e visão binocular.

Não há necessidade de realizar qualquer tipo de preparo ou dilatação das pupilas. Após o teste, dependendo do resultado, podem ser recomendados alguns exercícios de fisioterapia.

OCT (Tomografia de Coerência Óptica)

Faz uma varredura completa e microscópica das camadas da retina e estruturas do nervo óptico, facilitando o diagnóstico precoce de glaucoma, retinopatia diabética, DMRI e outras doenças oculares.

Todos os registros são feitos por meio de um laser e demandam a dilatação das pupilas. O processo dura cerca de 15 minutos e o paciente não sente nada além de uma leve visão turva característica do colírio dilatador.

Tomografia de Córnea com Scheimpflug

Esse exame faz uma avaliação tridimensional da córnea, registrando detalhes microscópicos da sua elevação, curvatura e espessura. É indicado para pacientes com ceratocone, doenças corneanas ou candidatos às cirurgias refrativa e de catarata.

Recomenda-se que os usuários de lentes de contato suspendam o uso por pelo menos 5 dias antes do procedimento.

Ultrassonografia do Globo Ocular

Também chamado de Ecografia Ocular, é um exame de imagem que analisa as diversas estruturas do olho e permite diagnosticar cistos, lesões, tumores, hemorragias etc. Em alguns casos, a ultrassonografia é indicada para avaliar a efetividade de procedimentos cirúrgicos.

O procedimento dura cerca de 10 minutos, não provoca nenhum tipo de dor e não deve ser realizado em pessoas que apresentam perfurações ou infecções oculares.

Convênios

Quer agendar uma consulta, mas não sabe se o seu convênio é aceito?
Veja abaixo todos os convênios que são aceitos aqui no IOSG!