• Av. Vasconcelos Costa, 962Martins - Uberlândia/MG
  • (34) 3214-3033Ligue para nós hoje!
  • Horário de FuncionamentoSeg - Sex: 8:00 - 18:00

Doenças Psiquiátricas & SÍNDROME DOS OLHOS SECOS

Tem dia que parece que não importa quantas vezes você piscar, seu olho ainda está seco, né? Pois bem, se isso é uma situação recorrente no seu dia-a-dia, é possível que você tenha Síndrome do Olho Seco. As lágrimas têm um papel importantíssimo na saúde ocular, são responsáveis pela lubrificação e limpeza dos olhos. Quando a sua produção é alterada, pode causar esse ressecamento excessivo. Os sintomas envolvem vermelhidão, ardor, coceira, sensação de “areia” nos olhos, podendo gerar dores oculares e evoluir para a forma crônica.

MAS O QUE CAUSA A SÍNDROME DO OLHO SECO?

Essa síndrome é uma das doenças oculares mais comuns, e pode ser causada por inúmeros fatores. Normalmente, envolve a deficiência na produção de lágrimas, ou rápida pela rápida absorção das mesmas. Em ambos os casos as terminações nervosas presentes na córnea desses pacientes são afetadas, causando dores semelhantes às de uma infecção ou inflamação nos olhos. No entanto, várias situações podem levar a essas deficiências, inclusive distúrbios psiquiátricos.

QUER DIZER QUE DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS AFETAM OS OLHOS?

Sim, de acordo com um estudo analítico feito por pesquisadores da Universidade Nacional de Seoul, na Coréia do Sul, existem fatores neurológicos e/ou psicológicos no desenvolvimento de sintomas de olho seco, principalmente em pacientes idosos. Os cientistas fizeram um levantamento de pesquisas sobre o assunto e, segundo os dados obtidos, além de condições psiquiátricas, incluindo depressão, ansiedade, estresse, transtorno de estresse pós-traumático e transtornos do sono, medicamentos para transtornos psiquiátricos têm associação com o desenvolvimento da síndrome. Alguns casos relatam a associação de dores neuropáticas, síndrome da dor crônica e vários distúrbios do sistema nervoso central com a síndrome do olho seco.

Dessa forma, de acordo com os pesquisadores, o tratamento para síndrome do olho seco, combinado com distúrbios psiquiátricos ou neurológicos, deve ser muito bem discutido. Os especialistas afirmam que os pacientes que têm a síndrome e apresentam outros sintomas psicossomáticos devem ser acompanhados minuciosamente.

ENTÃO IDOSOS SÃO MAIS PROPENSOS A TER A SÍNDROME?

A diminuição da produção natural de lágrimas é muito comum, tanto que 75% das pessoas com mais de 65 anos apresentam secura dos olhos devido a isso. Porém, olhos secos também podem ser causados, ou agravados, por algumas situações, como fumar; ingerir café; alterações na menopausa; uso de computador; consumo excessivo de açúcar; desidratação e alergias. Olhos secos em idosos também podem ser sintomas de algumas outras condições clínicas, como diabetes ou doenças autoimunes. Nesses quadros, as lágrimas artificiais são às vezes prescritas, mas servem apenas como alívio temporário e podem exacerbar o problema.

Qualquer outra dúvida ou orientação, não hesite em entrar em contato com a gente para marcar um atendimento!

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:

Han, Sang Beom et al., Clinical Interventions in Aging, “Association of dry eye disease with psychiatric or neurological disorders in elderly patients.” Disponível em:

doi:10.2147/CIA.S137580

Post comment