Blog

Fique por dentro de conteúdos e artigos interessantes acessando nosso blog.

Ansios@ de plantão? Sua visão também pode sofrer com isso. Saiba mais.

Bom, que as doenças psicossomáticas são o mau deste século, não há dúvidas. O estilo de vida, a coerção social e a integração no mundo digital têm alterado significantemente como encaramos a nossa saúde mental nos fazendo querer controlar tudo, inclusive aquilo que não podemos. A ansiedade, suas crises e o estresse são tão comuns ultimamente que nem paramos mais para pensar no quanto isso tem feito mal para a saúde.

Além dos sintomas clássicos como, hipertensão arterial, hiperventilação, problemas circulatórios e acidentes vasculares cerebrais, as crises de ansiedade também podem afetar seus olhos de diversas maneiras. Os sintomas oculares da ansiedade acontecem frequentemente após uma situação gatilho de estresse, medo e até cansaço extremo.

MAS QUAIS SÃO OS SINTOMAS OCULARES DA ANSIEDADE?
É importante lembrar que esses sintomas expressos na sua visão não devem ser tratados de maneira isolada, é preciso cuidar sim da sua saúde mental e, mantendo esse quadro, é necessário procurar o mais rápido um oftalmologista. Alguns dos sintomas mais comuns são:
1. Ter irregularidades visuais, como ver estrelas, brilhos, borrões, halos, sombras, “imagens fantasmas”, “imagens semelhantes a ondas de calor”, nebulosidade, flashes e visão dupla;
2. Ver pelo canto do olho, visão periférica, coisas que não estão lá;
3. Sentir que sua visão está estreitando ou está em forma de “túnel”;
4. A visão momentaneamente clareia ou diminui;
5. Tenha distorções visuais nas quais as imagens visualizadas parecem distorcidas, fora da forma normal ou com aparência estranha;
6. Visão semelhante ao caleidoscópio;
7. Pulsação incomum em sua visão.

MAS POR QUE ISSO ACONTECE?
É importante deixar claro que tudo no nosso corpo é interligado. As situações de estresse e ansiedade mexem principalmente com o nosso Sistema Nervoso e não podemos esquecer que é ele também o responsável por decodificar a nossa visão. Isso significa que, apesar dos raios luminosos entrarem pelas nossas pupilas e estimularem as células da nossa retina, essa informação sensorial caminha pelo nervo óptico até ser interpretada no cérebro, que dará sentido àquilo que estamos vendo. Portanto, qualquer alteração no SN pode trazer implicações na visão.
Numa situação de estresse, os instintos do nosso corpo estão geneticamente preparados para lutar ou correr. Por isso, em ambos os casos, uma dose alta de adrenalina é disparada. Nesse caso, nossa pupila fica mais dilatada, os sentidos ficam mais concentrados e há uma maior circulação sanguínea nos músculos oculares para que fiquem mais ativos. No entanto, quando isso acontece cronicamente, ou tem episódios recorrentes, pode trazer diversos problemas para o nosso corpo.
Quando esse tipo de situação ocorre várias vezes, é possível, além dos outros sintomas no organismo, sentir que seus olhos estão mais secos, sua visão começa a afunilar, e os músculos orbitais dos olhos ficam mais tensos, o que gera muitos outros sintomas, como dores de cabeça e fadiga ocular, por exemplo.
O estresse crônico é realmente prejudicial ao organismo. Além da diminuição da imunidade e susceptibilidade a infecções oculares, por exemplo, a repetição dos problemas acima pode trazer ainda mais danos à visão. Alguns deles são:

• Problemas de movimento ocular devido a tensão muscular ocular crônica;
• Olho, pálpebra ocular e contração muscular ocular devido a tensão muscular crônica;
• Tensão ocular;
• Sensibilidade persistente à luz;
• Persistente “visão de túnel”;
• Visão embaçada;
• Olhos secos e persistentes.

Se você tem tido crises de ansiedade ou passa por situações estressantes recorrentemente deve procurar ajuda. Além de todos os sintomas oculares, outros problemas no organismo são preocupantes. Quando se trata a causa da ansiedade, os sintomas oculares acabam sendo mais fáceis de serem tratados por um oftalmologista. Não se esqueça, você nunca está sozinho, procure ajuda!

Lembre-se que aqui no IOSG você encontra os melhores profissionais dispostos a esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato com a gente.

IOSG | Há 40 anos trazendo mais detalhes em sua vida!

Fonte:
https://www.anxietycentre.com

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *